• Horário de funcionamento: seg - qui: 7h30 - 17h30 | sex - 7h30 - 16h30
  • 31 3995-0268 WhatsApp
  • comercial@mtower.ind.br Envie um e-mail
  • Belo Horizonte, MG – Brasil Endereço
 O que é Transição Energética e sua Importância

O que é Transição Energética e sua Importância

Por André Moreira

A produção de energia em todo Planeta e a forma como ela é consumida estão sempre em constante mudança. Afinal de contas, desde a Primeira Revolução Industrial essas mudanças vêm se tornando cada vez mais frequentes, e, com elas, discussões sobre a Transição Energética do Planeta Terra.

No começo, na Primeira Revolução Industrial, a principal fonte de energia utilizada era o carvão. Após isso, o ser humano descobriu as inúmeras utilizações da energia elétrica e do petróleo. Mas, o uso indiscriminado do petróleo e do carvão aceleraram o processo de aquecimento global. Como consequência, as mudanças climáticas vêm se tornando cada vez mais severas e com fenômenos naturais ocorrendo em áreas onde, há cinquenta anos, não aconteciam.

Essas mudanças climáticas geraram uma crescente preocupação com impacto ecológico que o ser humano tem sobre o nosso planeta, impulsionando, assim, o desenvolvimento de novas tecnologias e da busca por energia renováveis e sustentáveis.

Como já foi dito em outros blogposts de nosso portal, o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), os danos que as ações humanas causaram à fauna e a flora do planeta já são considerados irreversíveis. Além disso, o IPCC aponta que, essas mesmas ações, já elevaram a temperatura média da Terra em 1,07°C. Somente esse número já serve de alarme para as empresa e autoridades de que algo precisa ser feito.

De acordo com a Agência Internacional de Energia, a capacidade de energia sustentável e renovável total no mundo deve aumentar 50% até 2024. Nesse contexto, a transição energética deve ganhar força por ser considerada um elemento fundamental para a redução das emissões de carbono no Planeta. Mas qual o significado disso?

Transição Energética: conceito

A Transição Energética, ou Transição Ecológica, é a passagem gradual de uma matriz energética focada nos combustíveis fósseis para uma com baixa ou zero emissão de carbono. Em outras palavras, é a virada de chave onde as fontes de energia renováveis terão mais espaço em nosso planeta.

O conceito de transição energética atua com o proposito de substituir a utilização de fontes finitas e poluentes, como os combustíveis fósseis, por fontes como a energia solar, eólica e o biogás.

Os objetivos da Transição Ecológica

Entre os principais objetivos está a redução dos custos e o consumo de energia no mundo. Além disso, é preciso diminuir a pegada de carbono e a melhoria da infraestrutura para toda população mundial.

Sem essas mudanças, é impossível que a transição energética alcance a todos no mundo de forma equalizada. Elas também são indispensáveis para atingir positivamente as necessidades humanas e reduzir os problemas causados, hoje, pelo efeito estufa.

O sistema ideal para essa transição no planeta engloba questões como:

. Produção de eletricidade descentralizada;

. Eficiência energética e redução do desperdício;

. Inovação tecnológica;

. Maior segurança de abastecimento para países com problemas climáticos.

O Brasil e a Transição Energética

Para nosso país, o cenário para o Brasil se apresenta muito promissor. Por ser um país tropical e abundante em fontes renováveis, o potencial de desenvolvimento da transição energética e de novas tecnologias que permitam o melhor aproveitamento das fontes de energia renovável é muito maior que de outros continentes e países.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a geração solar distribuída cresceu, em média, 231% ao ano, e obteve um investimento de R$ 19,4 bilhões desde 2012.

Muito mais do que energia solar e números, a transição energética engloba aspectos tecnológicos, sociais, econômicos e ambientais. Ele se faz importante para garantir a sobrevivência do nosso planeta por muitos anos. As pesquisas e a evolução visual da utilização das fontes de energias renováveis mostram uma expansão em todo o mundo, mas ainda há um longo caminho para a conscientização em massa da população e das reais ações de descarbonização do planeta.