Por André Moreira
A crescente preocupação das empresas de todo planeta com a sustentabilidade e a responsabilidade social das empresas deixou de ser um mero acréscimo as suas políticas internas e se tornaram algo com valor econômico. Um bom exemplo disso é o Mercado Internacional de Carbono, que prevê que as nações signatárias do Acordo de Paris poderão negociar suas sobras de carbono com aquelas que excederam seus limites. Aliado a isso, os impactos sociais são frequentemente apontadas por empresários e colaboradores em diversos aspectos.
Tanto as questões ambientais, quanto a responsabilidade social das empresas são vistas como pontos chave para o crescimento social e desenvolvimento sustentável de países e empresas. Isso porque a sustentabilidade, aliada a responsabilidade social, podem mitigar diversos problemas sociais, como poluição de rios, poluição do ar e a desigualdade social.
O que é sustentabilidade e responsabilidade social?
O conceito de sustentabilidade
Em suma, a sustentabilidade está diretamente ligada ao desenvolvimento social e econômico de forma responsável. Sendo assim, o conceito vai muito além apenas de preservar a fauna e a flora mundial.
É claro que a constante busca pelo desenvolvimento tecnológico e social não será ignorada. A sustentabilidade é pensar, avaliar, e tomar decisões pensando nas consequências que elas trarão para todos os grupos envolvidos no processo.
Os avanços tecnológicos obtidos nas últimas décadas, hoje, são poderosos aliados nos processos de desenvolvimento social e ambiental.
A responsabilidade Social
De forma bem curta, é modo de pensar e agir de forma ética nas relações. Em geral, o consumo de insumos como a água é muito maior pelas empresas do que pela população comum. Por causa dessa discrepância de consumo, o termo foi criado e vem sendo aplicado nas empresas como uma forma de conscientizar as empresas sobre a importância de lidar com suas produções e produtos de forma limpa e transparente.
O resultado dessa conduta mais ética e transparente é a cautela no modo de agir. Apesar de ser um conceito amplamente utilizado no meio empresarial, é possível relacionar o conceito a toda e qualquer tipo de atividade que contribua para uma sociedade mais limpa e sustentável.
Atualmente, é notável a importância da responsabilidade social para o desenvolvimento econômico. Através dela, pessoas e empresas assumem seus papeis e a responsabilidade de suas ações no âmbito social, abrangendo desde o meio ambiente, até a vida de outras pessoas.
Quais são as dimensões da Sustentabilidade e da Responsabilidade Social?
Quando apresentamos os conceitos de cada um dos termos, não temos o tamanho da dimensão que os dois tem. Além do aspecto ambiental, temos diversas outras áreas que são afetadas.
Ambiental: aspectos que visam a preservação do meio ambiente, pois o ser humano e central e dependente de seus recursos.
Social: Todos os aspectos que são referentes às questões educacionais, qualidade de vida e as garantias básicas de sobrevivência do ser humano.
Econômico: Todos os pontos que tratam da gestão dos recursos disponíveis, mas que ao mesmo tempo desenvolvam as empresas sem prejudicar o meio ambiente.
Empresarial: São pontos que estão relacionados ao consumo responsável, garantindo o desenvolvimento das empresas.
Para enender um pouco mais sobre os dois conceitos assista este vídeo.
A Importância do investimento em práticas sustentáveis
Depois de ser apresentado aos conceitos e aos âmbitos aos quais são aplicados, confira nesse tópico a importância dessas práticas.
Mitigação de impactos negativos
É muito comum nas rotinas empresariais a utilização de equipamentos poluentes e prejudiciais ao meio ambiente. Sendo assim, é de extrema importância que as empresas comecem a repensar suas práticas para que o desenvolvimento sustentável seja possível.
Para isso, existem diversas formas de substituir as máquinas e equipamentos danosas ao meio ambiente. Por exemplo, utilizar energia eólica, reaproveitamento da água, a Torre de Iluminação Solar MTower, dentre outras.
Fidelização de Clientes
Como foi dito no início desse blogpost, o desenvolvimento sustentável deixou de ser um diferencial nas empresas e se tornou algo que pode definir a compra ou não de equipamentos, ou a contratação ou não de um fornecedor. Portanto, é necessário considerar as boas práticas sustentáveis, pois isso pode impactar diretamente na sua imagem com seus stakeholders e com o mercado.
Arquitetar o Futuro
As boas práticas de sustentabilidade ajudam às empresas a não esgotarem os recursos naturais de forma precoce. Se pensarmos um pouco, empresas que investem em práticas sustentáveis estão mais bem preparadas para uma possível escassez do que outras.
Ao fazer sua parte e repor os recursos naturais, a empresa deixa de fazer mal ao meio ambiente e dá ao ecossistema o tempo e a capacidade de se renovar.
A adoção dessas práticas não é fácil, mas é preciso agir. Na maioria das vezes, os processos de adaptação são longos e muito diferentes de um setor para outro. Por exemplo, uma das maiores mineradoras do país irá retirar de suas operações todos os equipamentos poluentes até 2030, enquanto uma locadora de equipamentos pode renovar sua frota em um ou dois anos.
Comments