Ninguém poderia prever que viveríamos uma pandemia nas dimensões como a que estamos passando com a Covid-19. Tivemos que rever formas de nos relacionar, dentro e fora do mundo profissional. Mudanças de hábitos como o uso de máscaras, a assepsia constante das mãos, distanciamento social e quarentena, passaram a fazer parte do dia a dia e até mesmo do nosso vocabulário. Nessa perspectiva, a segurança e a saúde dos funcionários de qualquer empresa passaram a ser pauta em orientações das famosas “reuniões de piso” e reuniões de diretoria. Nessas reuniões, o assunto recorrente é a busca da melhor forma de proteção dos colaboradores, sem perder a eficiência na produtividade. Sem dúvidas, essa realidade é um dos desafios dos desdobramentos da pandemia da Covid19 na vida cotidiana da população mundial. Mas, como manter a alta produtividade sem expor o ser humano ao risco? É possível? Certamente que sim.
Em primeiro lugar, é necessário observar a forma como o funcionário é alocado dentro de uma planta de mineração ou um pátio siderúrgico, por exemplo. Durante a pandemia, evitar aglomerações e manter o distanciamento social, são algumas das medidas para evitar a disseminação da Covid-19. Consequentemente, precisa-se de um número menor de pessoas na área de trabalho para reduzir possível circulação do vírus e sua eventual propagação. Para isso, é necessário o investimento em soluções que permitam a redução de equipe de operação em campo.
A boa notícia é que as Torres de Iluminação MTower foram pensadas como soluções de campo autônomas, uma vez que as mesmas não necessitam de abastecimento, manutenções diárias e de um técnico especializado para ligar e desligar o equipamento. Isso significa redução de riscos e custos, de forma simples e inteligente.
A revolução tecnológica por trás de uma torre de iluminação solar pode ser fator determinante para a adaptação das empresas durante o atual momento. “Uma das características da indústria 4.0 é a integração dos sistemas e fornecimento de informações em tempo real. A torre de iluminação solar já está conectada a Internet of Things (IoT), tornando-se totalmente autônoma em operação, coleta de dados e fornecimento de informações”, afirma Ricardo Righi, sócio da Minas Laser.
Apesar da esperança de que a pandemia da Covid-19 será controlada e passará, Ricardo crê que as mudanças de comportamento dentro das empresas serão mantidas devido a alguns fatores. “O primeiro fator que acredito que será determinante para a manutenção desses equipamentos autônomos dentro das empresas é a segurança de todos os envolvidos na operação. Outro fator é, sem dúvidas, um dos principais, é o menor custo operacional que esses equipamentos trazem para as empresas”, acrescenta.
Atuar de forma realista e planejar novos investimentos em tecnologias, será ponto preponderante para lideranças corporativas e mundiais é uma certeza do cenário de pandemia e pós pandemia.
Antes mesmo desse cenário, a MTOWER já participava da nova era de investimento em tecnologias sustentáveis, que trouxessem economia nas despesas e maximização de produtividade.
Commenti