top of page
Banner-Home.jpg

Os desafios ambientais mais importantes até 2030

A população mundial acabou de entrar na terceira década do século XXI e, com ela, desafios ambientais que precisam ser solucionados com extrema urgência. Como já foi apontado em nosso blog, os danos do ser humano à natureza e ao meio ambiente como um todo já são considerados irreversíveis.

desafios-ambientais-ate-2030-05

Os desafios ambientais já foram resumidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2015, um plano global foi traçado pelos maiores líderes mundiais para mitigar os problemas futuros. O planejamento proposto sugere medidas concretas e ações urgentes para que, em dez anos, tenhamos um planeta mais justo, próspero e ecológico. Mas, de acordo com a própria ONU, a humanidade está atrasada e a grande pergunta é se ainda temos tempo para salvar o planeta.

OS GRANDES PROBLEMAS AMBIENTAIS ENFRENTADOS

Dentre as diversas ações destacadas pela ONU para serem cumpridas até 2030, algumas ações que impactam diretamente o meio ambiente se destacam, e são elas que iremos discutir neste artigo.

1-      Adaptação e Mitigação às mudanças climáticas

As altas emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases do efeito estufa (GEEs) aceleraram o processo de aquecimento global e, consequentemente, aceleram muito as mudanças climáticas, colocando a vida de milhões de pessoas em risco. Isso deve-se ao fato das mudanças climáticas levarem a eventos extremos como incêndios, secas e inundações que antes não ocorriam. Esse fator obriga a população e as empresas de todo o mundo a tomarem atitudes para atenuar os efeitos do estrago já feito e para nos ajudar a nos adaptarmos às consequências.

2 – A poluição e a Saúde

desafios-ambientais-ate-2030-08

Outro problema que vem se agravando são os números de pessoas com problemas respiratórios devido ao alto índice de poluição em todo o planeta. Segundo a ONU, 90% da população mundial respira ar poluído. Além do ar poluído, a poluição das águas é outro fator que causa importantes consequências à saúde de todos. De acordo com a Organização Não-Governamental (ONG) Oxfam Intermón,

milhões de pessoas morrem de doenças decorrentes do consumo de água contaminada por ano em todo planeta.

Para mitigar esse problema, a ONU defende a eliminação do descarte de resíduos e minimizar o uso de produtos químicos e depurar mais quantidade de águas residuais, além de outras medidas.

3 – A questão dos Oceanos

desafios-ambientais-ate-2030-05

Os mares se tornaram um grande aterro de plástico do planeta. Além desse problema, outros graves problemas que ocorrem têm relação direta com o aquecimento global, como a deterioração do ecossistema marinho, a contaminação de efluentes e o derramamento de combustível.

4 – Transição energética

desafios-ambientais-ate-2030-05

Talvez esse seja o ponto de maior impacto em nossas vidas. O consumo de energia no mundo significa 60% de todas as emissões de GEEs. Como já foi dito anteriormente, a emissão de gases poluentes nos últimos anos acelerou o processo de aquecimento global, provocando mudanças climáticas e danos irreversíveis.

Para esse problema, a substituição do uso de combustíveis fósseis e fontes de energia não renováveis por energia limpa e sustentável, como a Torre de Iluminação Solar MTower, é vital para a sociedade como um todo e para a indústria de todo planeta.

5 – O estresse hídrico e a escassez de recursos

Em 2021, o Brasil está enfrentando a pior crise hídrica de sua história. Isso deve-se ao fato da má utilização dos recursos hídricos disponíveis e da má distribuição do recurso. Mas isso não é um fator exclusivo do nosso país. Em todo planeta ocorre o uso incorreto e irresponsável dos recursos hídricos disponíveis, na indústria ou em residências.

A utilização responsável deste recurso pode aumentar a produção agrícola e industrial do mundo, além de proteger a biodiversidade do planeta, freando, assim, as mudanças climáticas.

A Mtower está fazendo a sua parte, faça a sua também.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page