O relatório Global Smart Mining Market foi divulgado no último dia 7 de fevereiro e apontou a influência da pandemia da Covid-19 nas mineradoras de todo o mundo. Além disso, o relatório prevê um faturamento de quase 28 bilhões de dólares em 2027.
*Esse artigo é uma tradução adaptada da Report Linker. Para ler o original, clique aqui.
No ano de 2021, o mercado de Smart Mining foi avaliado em 9,27 bilhões de dólares e há a previsão desse número chegar a, aproximadamente, 28 bilhões de dólares, com um crescimento CAGR de 20,62% de 2022 até 2027. A atividade mineral envolve diversos processos, incluindo o gerenciamento da alocação de recursos de equipamentos como caminhões off-road, escavadeiras, brocas, transportadores de correia, transporte, logística e muito mais.
Destaques
Hoje, a mineração representa, aproximadamente, 12% do Produto Interno Bruto (PIB) de todo planeta, segundo a Komatsu. A quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0 evoluiu para uma “Sociedade Integrada e Inteligente” e agora está se disseminando por todo tipo de indústria. Hoje, as soluções digitais se tornaram parte do dia a dia das operações de mina, e mais minas e áreas de mineração serão beneficiadas.
De acordo com uma pesquisa conduzida pela Ericsson, quando implantado simultaneamente, veículos autônomos, monitoramento em tempo real da mina, e as sondas de perfuração controladas remotamente aumentaram a eficiência, produtividade e segurança, além de um Retorno sobre Investimento (ROI) combinado de 207% nos últimos 10 anos. Nas minerações em subsolo, o ROI chega a 256%. O digital está causando mudanças fundamentais na mineração?
Nos últimos anos, diversas mineradoras de países emergentes enfrentam desafios, como a instabilidade de preços, a necessidade de explorar cada vez mais fundo para alcançar novas fontes de minério e a escassez de profissionais capacitados em toda a indústria. Como consequência, essas empresas recorreram à transformação digital para suprir essas demandas. Hoje, o mercado vem focando no uso de tecnologia de ponta para transformar o modelo tradicional de exploração mineral em Smart Mining, devido a maior eficiência, segurança e produtividade.
A pandemia da Covid-19 obrigou as empresas do setor mineral a se reinventarem. Diversas empresas se viram obrigadas a lançar soluções inovadoras para lidar com os desafios impostos pela pandemia do Coronavírus. Em maio de 2020, a Axora, uma das empresas de maior destaque no mercado de Smart Mining, lançou seu Centro de Pesquisa em Smart Mining, com o objetivo de ajudar empresas na recuperação pós-pandemia. De acordo com essas companhias, a indústria de mineração pode voltar ao que era adotando soluções tecnológicas para aumentar a segurança e os lucros, e minimizar os custos operacionais. Além disso, o lançamento do Centro de Recursos em Smart Mining é previsto para ajudar as empresas a voltarem ao patamar original e recuperarem seu valor de mercado no pós-pandemia.
Principais Tendências do Mercado
Um dos ativos mais valiosos do mundo hoje são os dados. Todos os dias, sondas automáticas, caminhões, transportadores de correia, trens e navios produzem uma vasta quantidade de dados valiosos. Ao combinar esses dados com inteligência artificial, smart analytics, machine learning e automação, diversos fornecedores estão aumentando a segurança e a produtividade de seus negócios.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, iniciativas de transformação digital na mineração vão gerar mais de 320 bilhões de dólares em valor de indústria nas próximas décadas. O sistema para operações em mina InterSystem IRIS é a próxima geração dos softwares de transformação digital para operações em mina que trabalha sem conflitos com o maquinário existente e com os softwares. Ele entrega, em tempo real, os Indicadores-Chave de Performance (KPIs), incluindo a Eficácia Global do Equipamento (OEE) e alertas em tempo real à medida que os níveis de dados e KPIs se aproximam de limiares pré-definidos.
O big data, que é impulsionado pelo progresso acelerado das tecnologias de informação e comunicação, é uma tecnologia promissora que pode remodelar toda a paisagem mineira. Apesar das numerosas tentativas de aplicar o big data na Indústria Mineral, os problemas fundamentais do gerenciamento em massa de dados (BDM) na mineração persistem. O aproveitamento do potencial do BDM e BDA (Big data analytics) pode ajudar a indústria mineira a aumentar a sua produtividade e a responder mais ativamente às incertezas.
A estimativa de custos para a adoção de BDM na indústria mineira deve ser realizada, e a comunicação instantânea de dados deve ser melhorada. Com o apoio de Big Data, as empresas podem poupar até 80% enquanto localizam novas minas, em comparação com os métodos tradicionais com todos os complicados e dispendiosos processos burocráticos que precedem a exploração de campo.
O machine learning tem demonstrado ser uma ferramenta promissora no processamento de uma quantidade esmagadora de dados recolhidos durante a exploração e é fundamental para encontrar estes depósitos mais complexos. A Goldspot Discoveries Corp utiliza inteligência artificial (IA) para melhorar a exploração mineral através da ingestão de diferentes dados para descobrir potenciais locais de depósito de ouro. Através da IA, análise avançada, e modelação de simulação, a empresa pode acrescentar mais de 11 bilhões de dólares em valor adicional à indústria mineira.
Seja como for o futuro da mineração em todo o Planeta, o desenvolvimento tecnológico, e a consequente ampliação da Indústria 4.0, estão entrelaçadas a exploração mineral sustentável no Mundo. Concluindo, a expansão do Smart Ming poderá gerar uma maior economia para o setor e ampliar a exploração sustentável e responsável dos recursos naturais do planeta.
Kommentare