top of page
Banner-Home.jpg

Mineração 4.0: 3 benefícios e o futuro da exploração

Atualizado: 10 de mar.

Por André Moreira

A mineração 4.0 vem se tornando um segmento de mercado indispensável por todo planeta. Devido a grande necessidade global por mudanças, o setor vem crescendo ano após ano para atender a demanda. A necessidade de mudança se faz presente tanto no âmbito econômico, quanto no que tange o meio ambiente e as mudanças globais.

De acordo com diversos especialistas e um relatório apresentado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), em 2021, os danos causados pelo ser humano à fauna e flora do planeta já são considerados irreversíveis. Nesse relatório, o IPCC aponta que as ações humanas já elevaram a temperatura da Terra em 1,07°C.

Como não poderia ser diferente, a Mineração não está de fora das mudanças que o mercado internacional e o mundo estão pedindo. Nesse contexto, o Brasil e o Chile se destacam entre os maiores produtores de recursos minerais do mundo, concentrando, juntos, 85% de toda exportação da América Latina.

Com o auxílio da indústria 4.0, que é um novo modelo industrial que une tecnologia, automação e tecnologia da informação em processos de manufatura, todos os setores da indústria passam a integrar o mundo real e virtual, e isso, para a Mineração, é um avanço nunca visto.

Mas, o que é Mineração 4.0?

Para entendermos melhor o que é mineração 4.0, precisamos entender que a mineração consiste, basicamente, em pesquisa, extração e beneficiamento mineral.

O modelo de Mineração 4.0 tem como principal objetivo transformar os processos de pesquisa, extração e beneficiamento em um sistema mais produtivo e seguro para todos, uma vez que ele adota métodos que diminui a exposição das pessoas ao risco.

Desse modo, a Mineração 4.0 nada mais é do que uma forma de transformar os processos em algo mais estável, seguro e sustentável com a ajuda das tecnologias disponíveis.

Os benefícios da Mineração 4.0

Como foi possível observar, o grande X da questão da Mineração 4.0 é a transformação das linhas de produção tradicionais em processos mais autônomos, seguros e sustentáveis. A automatização dos processos reduz os custos de operação graças a implantação de sistemas para integração dos dados.

Os benefícios da Mineração 4.0 são inúmeros, mas alguns deles se destacam, como o a produtividade, a segurança e a sustentabilidade.

1 – Produtividade

Com as melhorias trazidas, a otimização dos processos proporciona maior desempenho dos equipamentos. Quando falamos em otimização de equipamentos, falamos em reduzir custos e perdas dentro das minas, além de aumentar o lucro.

Dessa forma, é possível integrar os sistemas de controle e produção, além das plataformas digitais, protocolos de comunicação e integração de dados. A união desses fatores causa um aumento considerável na produtividade.

Algumas formas de aumentar a produtividade:

. Aumento da disponibilidade de equipamentos;

. Utilização de equipamentos off-grid, como a Torre de Iluminação Solar MTower;

. Redução do uso de combustíveis;

. Aumento do MTBF dos equipamentos.

2 – Segurança

Outro benefício que a mineração 4.0 trouxe é a constante busca pelo bem-estar de todos os colaboradores da empresa. Dessa forma, uma das maiores preocupações é com os índices de segurança e saúde nas empresas.

A adoção da Mineração 4.0 trouxe:

. Redução de riscos ergonômicos e de acidentes;

. Melhores condições gerais de trabalho;

. Redução das faltas entre os colaboradores.

3 – Sustentabilidade

Talvez esse seja um dos pontos mais importantes da Mineração 4.0. Como foi dito no início deste blogpost, o IPCC apontou as ações humanas como irreversíveis pela primeira vez na história, e um aumento de 1,07°C exclusivamente atribuído ao ser humano e sua ação nociva ao planeta.

A Mineração 4.0 propõe uma exploração sustentável, socialmente responsável e eco-friendly nas minas em todo o Mundo. Atualmente, algumas das maiores mineradoras do mundo já estão optando pela troca de seus equipamentos com motor a combustão por equipamentos movidos a energia solar, como a Torre de Iluminação Solar MTower.

Algumas outras medidas de preservação do meio ambiente são:

. Reduzir os níveis de efluentes não aproveitados;

. Reduzir o consumo de água;

. Mitigar impactos ambientais;

. Recuperação de áreas degradas.

As inovações da Mineração 4.0

A Mineração 4.0 nada mais é que a junção da palavra Mineração com Industria 4.0, que também é tratada como a Quarta Revolução Industrial. Como toda evolução – ou revolução, a Indústria 4.0 trouxe inúmeras inovações tecnológicas, principalmente o uso da Internet of Things, ou, simplesmente, IoT.

Algumas inovações tecnológicas que a Indústria 4.0 trouxe:

Uso de Drone

A utilização de drones na mineração permite a execução mais rápida e fácil de algumas atividades como mapeamento de alvos de exploração, cubagem de pilhas, inspeção e gerenciamento de áreas, dentre outros.

Equipamentos móveis, autônomos e sustentáveis

A grande urgência mundial em dar mais segurança para os operadores e colaboradores dentro das áreas de exploração mineral fez com que tecnologias e equipamentos disruptivos surgissem, causando uma revolução no mercado de mineração.

Um desses equipamentos é a Torre de Iluminação Solar MTower. O equipamento surgiu para aumentar a segurança dos colaboradores em áreas como pátio de manobras e pátio de manutenção, onde a circulação humana pode terminar em tragédia. Seus três holofotes LED, alimentados pelo banco de baterias estacionárias, fornecem até 2800m² de área iluminada por até três jornadas noturnas de 12 horas, sem a necessidade de uma nova carga completa do banco de baterias.

Além disso, a Torre de Iluminação Solar MTower não utiliza combustível fóssil para seu funcionamento. Os painéis fotovoltaicos se encarregam de abastecer o banco de baterias estacionárias para fornecer energia elétrica para os holofotes. Com isso, há uma grande economia com combustível, comboio de abastecimento e manutenção.

O futuro da Mineração no Brasil e no mundo

Hoje em dia, o Brasil é conhecido em todo planeta por ser referência na Mineração 4.0. As grandes mineradoras que atuam no país já avançam na adoção dos sistemas autônomos e de sistemas de integração e IoT.

Para o futuro, a tendencia da mineração é a integração dos processos dentro de uma mina, além de buscar o aumento da produtividade sem causar danos ao meio ambiente. Graças as novas tecnologias que vem surgindo todos os dias, as minas totalmente autonomias, em breve, serão uma realidade.

Commentaires


bottom of page