top of page
Banner-Home.jpg

LED x Halógena: diferenças e qual a melhor

Atualizado: 22 de jul.

Por André Moreira e Geraldo Salomão



Imagem noturna da fábrica da MTower em Belo Horizonte


Duas das fontes de iluminação mais comuns atualmente, o LED e as lâmpadas halógenas são consideradas as melhores e mais versáteis disponíveis. Apesar de cumprirem o mesmo objetivo, existem muitas diferenças entre elas e entender essas diferenças é essencial para o sucesso do seu plano de iluminação. Tanto o LED, quando as lâmpadas halógenas cumprem muito bem o papel decorativo em ambientes residenciais. Mas, e em ambientes industriais? Nesse tipo de ambiente, as lâmpadas à vapor de sódio e vapor metálico vem sendo substituídas pelo LED, devido a dificuldade de manutenção dos reatores.  


Não é novidade que a tecnologia LED é 80% mais eficiente do que as tecnologias halógenas. Mesmo o LED possuindo um custo maior do que as halógenas, a economia de energia ao usar o LED e as constantes trocas de lâmpadas evitadas compensam o custo ao final.


Leia mais a seguir e entenda mais sobre as características e pontos positivos e negativos de cada uma delas:


LED x Halógena: caracteristicas

Confira um pouco das características das lâmpadas LED e Halógenas:


Características do LED

  1. As lâmpadas LED possuem uma vida útil entre 50.000 e 100.000 horas;

  2. A tecnologia LED pode operar com 80% menos energia do que as lâmpadas halógenas;

  3. Apesar de mais caros, o uso da iluminação LED compensa o tempo, reduzindo o consumo de energia e evitando trocas constantes;

  4. Feito com uma camada de proteção temperada, ela se torna praticamente inquebrável;


  5. A tecnologia LED não usa gases ou produtos químicos danosos ao ser humano.


As Atribuições da Halógena

  1. A lâmpada halógena tem vida útil de até 2.000 horas. Isso é duas vezes mais que uma lâmpada incandescente, mas bem menos que a LED;

  2. Lâmpadas halógenas emitem luz infravermelha, o que a torna prejudicial para obras de arte e a tecidos;

  3. O material da lâmpada costuma superaquecer enquanto estiver ligada, tornando-a perigosa para troca enquanto não esfriar;

  4. Os filamentos das lâmpadas halógenas são extremamente frágeis. A vibração de transporte pode contribuir para o rompimento dos filamentos, encurtando sua vida útil;

  5. Uma lâmpada halógena de 1000W tem, em média, 20 mil Lúmens.


Prós e Contras da Iluminação LED

Apesar da iluminação LED ser uma ótima opção para quaisquer ambientes, é preciso analisar todos os prós e contras dela.


Vantagens do LED

  1. De todas as opções disponíveis, o LED possui a maior vida útil. Estudos indicam que, conforme falado, as lâmpadas LED possuem uma vida útil de até 100.000 horas.

  2. Eficiência Energética. Essa é a palavra para descrever um produto que possui a mesma capacidade de iluminação com 80% menos energia consumida. Nesse caso, para as Torres de Iluminação e demais soluções da MTower, é possível aumentar a vida útil do banco de baterias e garantir a maior área iluminada.

  3. Iluminação imediata. As lâmpadas e holofotes LED trabalham com total eficiência desde o primeiro momento em que são ligadas.

  4. Muita luz com menos calor. Elas são capazes de produzir 80% de luz e apenas 20% e energia dissipada em forma de calor.


Desvantagens do LED

A princípio, a única desvantagem do LED é o preço. Mas, ainda sim, o alto valor investido inicialmente é compensado com a redução do consumo de energia beneficiando, assim, outros pontos da Torre de Iluminação Solar MTower. Um desses pontos é o aumento da vida útil do banco de baterias do equipamento.


Prós e Contras da Iluminação Halógena.

Como analisamos as vantagens e desvantagens das lâmpadas e holofotes LED, vamos analisar agora a iluminação halógena.


Vantagens

  1. A iluminação halógena pode emitir uma luz 30% mais branca e com mais brilho.

  2. As lâmpadas e holofotes halógenos contém vapor de tungstênio que previne o escurecimento do vidro. Com isso, não há perda da iluminação.

  3. Está disponível no mercado a baixo custo.


Desvantagens

  1. As lâmpadas e holofotes halógenos superaquecem com muita facilidade.

  2. Lâmpadas e holofotes halógenos emitem raios ultravioletas. Portanto, o uso de luvas torna-se obrigatório para evitar problemas futuros.

  3. Se utilizada de forma constante, sua vida útil é reduzida de forma drástica.

  4. Os filamentos internos quebram com muita facilidade em caso de vibrações no ambiente.


E qual a melhor?

Apesar do preço mais alto, as lâmpadas e holofotes LED se tornam uma opção muito mais viável em questão de economia, consumo de energia, emissão de calor, e custo-benefício.


Para as Torres de Iluminação Solar MTower, a iluminação LED garante um custo-benefício único no Brasil e no mundo. Tudo isso devido ao dimensionamento do equipamento e a forma como os holofotes são utilizados.


Em ambientes industriais, o uso de lâmpadas halógenas foi descontinuado devido a baixa vida útil. Já para torres de iluminação movidas a motores a combustão, ela é utilizada, mesmo que em pequena escala, devido ao baixo custo e o acendimento instantâneo.


Mesmo assim, a tendência é a descontinuação das lampadas halógenas devido a todos os fatores citados neste blogpost. Em um futuro breve, até mesmo equipamentos mais tradicionais migrarão para a iluminação LED. Já a MTower utiliza essa tecnologia desde a primeira versão da Torre de Iluminação Solar.

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page