Conhecida com um colosso fotovoltaico a torre Ashalim de 240 metros de altura fica em Neguev, no deserto israelense e é realmente um marco industrial de energia limpa e sendo capaz de fornecer energia sustentável para mais de 120 mil famílias.
O clima em Israel é ideal para esse tipo de implemento energético ainda mais falando da cidade de Neguev que tem mais de 300 dias de sol, ideal para esse tipo de implementação.
Não é somente pela energia solar que Israel avança tem também uma grande reserva de gás natural que fica ao longo da costa do país que ajuda muito a não dependência do país por combustíveis fosseis.
A nova torre solar não gera energia diretamente, como as células fotovoltaicas e sim pela tecnologia CSP heliostats que são instrumentos que usam um espelho para refletir a luz do sol em uma determinada direção.
O projeto que nasceu em 2013 hoje é grande realidade para a nação israelense. O funcionamento é pela concentração da luz solar sobre dutos que aquecem uma mistura de sal fundido que em contato com a água produz um vapor no interior da tubulação para acionar turbinas e geradores de eletricidade.
O visual em si da usina de luz é espetacular e representa o empenho nacional para a produção de energia solar. A princípio previsão é que em 2021 pelo menos 10% da energia do país seja de provinda de meios mais sustentáveis e renováveis por isso a importância desse projeto em si.
Acima de tudo em números positivos para o meio ambiente podemos citar que esse sistema pode evitar uma média de 110 000 toneladas de CO2 anuais. O dinheiro empregado foi de US$ 773 milhões e 80% dos recursos são provenientes do maior fundo de infraestrutura de Israel, o Noy Fund, financiado pelo banco Hapoalim e pelo Banco de Investimento Europeu.
A execução está a cargo da Megalim, uma sociedade entre a francesa Alstom e a Bright Source Energym, da Califórnia, nos EUA. A tecnologia solar tem sido pauta não só em Israel, mas sim em todo o mundo, e algo que começou bem tímido hoje se espalha de uma forma nunca vista. O ideal de sustentabilidade e energia renovável está sendo levado muito a sério por vario setores industriais e vale salientar que já existem certificações que servem para demostrar o empenho em ações de sustentabilidade energética.
Uma dessas certificações é o Selo Energia Sustentável — Instituto Acende Brasil, própria para desenvolvimento de energia solar. Este selo foi desenvolvido pelo Instituto Acende Brasil, com o objetivo em reconhecer os empreendimentos e consumidores empenhados em ações de sustentabilidade.
Desde já para concluir pode-se dizer que o uso de energia solar tende a crescer muito até 2030 não só por protocolos, sobretudo selos ou certificações.
Comentários