Por André Moreira
O setor de Mineração é um dos mais complexos sistemas industriais do planeta Terra, pois envolve diversos fatores como os impactos ao meio ambiente, à economia de diversos países e sua influência no Produto Interno Bruto (PIB), e a sociedade em geral. Mas, talvez o maior impacto que a mineração tem é sobre o meio ambiente e a exploração de recursos minerais. Apesar dos rigorosos controles, o impacto ambiental é sentido durante anos devido à alta emissão de gases poluentes na atmosfera e a contaminação do solo em que as máquinas circulam.
Com a finalidade de minimizar os impactos ambientais que as grandes mineradoras do Brasil causam, as grandes empresas que atuam no setor têm previsão de, até 2023, não admitir nenhum equipamento poluente que possa colocar a segurança dos colaboradores em risco dentro de suas minas, barragens e áreas de risco.
Mas, como é possível aliar a constância da alta produtividade minerária no Brasil a um ambiente de trabalho mais seguro e sustentável?
Nos últimos anos, o conceito de Indústria 4.0 se tornou cada vez mais comum no vocabulário de empresas e funcionários. Basicamente, o termo é usado para explicar a mais recente revolução industrial, conforme explicamos neste artigo. Após diversas etapas da história até a indústria como é hoje, o mundo está vivendo um período de transição onde a indústria passa a absorver as vantagens e soluções tecnológicas do mundo. Podemos citar, por exemplo, o uso de inteligência artificial, a interpretação de dados em massa e a integração entre os sistemas.
No âmbito da sustentabilidade, a pressão social e governamental são os principais fatores a orientar as estratégias das empresas e a dinâmica do mercado.
Como esforços para a reduzir as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs), podemos citar diversas medidas que as empresas vêm tomando nos últimos anos, como a adoção de equipamentos autônomos, uso de fontes de energias renováveis, como a Torre de Iluminação Solar MTower, a energia eólica, biomassa e outras têm sido explorada com maior frequência.
Apenas essas medidas, teoricamente, simples, resultam numa redução do custo relativo de geração de energia das grandes empresas em nosso país. Em certa medida, observa-se que a ótica econômica vem sendo influenciada pelas questões de sustentabilidade. Dada a urgência do problema, a tendência é que o ritmo de inovação acerca do tema seja cada vez maior.
Dada a alta necessidade de evolução dos processos dentro das mineradoras, a sustentabilidade da Indústria 4.0 se encontra para que, a evolução das técnicas de um lado, sejam aproveitadas pelo outro.
Tendo em vista os grandes pontos de destaques da Indústria 4.0, a utilização do BigData e da inteligência artificial será mais fácil a identificação de pontos de gargalos de sustentabilidade em minas e outras áreas que compõem o sistema produtivo de uma Mineradora.
Seja qual for o futuro da indústria mineral no Brasil e no mundo, os processos internos precisarão estar em conformidade com as grandes questões ambientais que movem o planeta hoje.
Quer saber como a MTower pode ajudar sua empresa?
Comments