Em um mundo marcado por constante mudanças, uma das que vem chamando mais atenção nas últimas décadas é a busca por fontes alternativas de energia. O grande responsável por essa crescente demanda é a aceleração do processo de aquecimento global. Os dados, segundo a Organização das Meteorológica Mundial (OMM), mostram que no ano de 2020, o planeta registrou um aumento de 1,2°C em relação aos dados da era pré-industrial. Ainda de acordo com a OMM, os 20 anos mais quentes da história foram registrados nos últimos 22 anos, sendo que 2015 a 2018 ocupam as quatro primeiras posições do ranking.
Os dados da OMM mostram a importância do investimento em fontes renováveis de energia, como a energia hídrica, que utiliza a força dos rios; eólica, que utiliza a energia do vento; biomassa, proveniente de matéria orgânica; geotérmica, energia do interior do Planeta Terra; a oceânica, proveniente do aproveitamento da energia das marés e ondas; e, por último, a energia solar térmica e fotovoltaica, que utilizam o os raios solares como fonte de energia.
Uma das fontes de energia renováveis mais utilizadas no mundo é a energia solar. Seu uso pode ter diferentes propósitos, dividindo-se em energia solar fotovoltaica e térmica. Em uma visão ampla, a energia solar não é só mais vantajosa na potência produzida, como também no número de empregos que gera e nas suas diferentes aplicações na indústria e em residências.
Qual a diferença entre a Energia Solar Fotovoltaica e a Energia Solar Térmica
Energia Solar Fotovoltaica Na energia solar fotovoltaica, os painéis solares são constituídos de placas compostas por células de silício, que convertem a luz do sol diretamente em energia elétrica. Os painéis solares, ao serem expostos ao sol, geram corrente elétrica. Essa energia passa por equipamentos elétricos, que tratam a corrente para que ela possa ter as características ideais para utilização.
Nos últimos anos, a energia solar fotovoltaica cresceu de forma inesperada, deixando para trás as previsões de especialistas. Isso se deve ao constante investimento da China e de outros países na produção de painéis fotovoltaicos de silício. Após o início do investimento, desde 2010, os preços das células fotovoltaicas de silício caíram cerca de 90%, tornando-se, assim, a fonte de energia renovável que mais gera empregos no mundo.
Energia Solar Térmica Já a energia solar térmica utiliza os raios solares para aquecer um fluido. Seus painéis solares possuem dutos nos quais o fluido é aquecido e, posteriormente, acumulado em um tanque chamado de boiler. A energia solar térmica é normalmente utilizada para aquecer ambientes residenciais e água para banho, mas não deixa de ter sua aplicação na indústria. Em geral, o uso de energia solar térmica reduz cerca de 80% do custo com energia elétrica.
Entre e 2010 e 2015, o Brasil foi um dos países que mais implementou a energia solar térmica com objetivo de aquecimento. Mas, mesmo assim, o crescimento foi muito abaixo do esperado para o potencial do país.
Seja qual for a fonte escolhida, ou qual for o objetivo, a utilização de fontes de energias renováveis é um trunfo mundial para a descarbonização da matriz energética internacional.
De acordo com o relatório Global Energy Tansformation: a Roadmap to 2050, da Agencia Internacional de Energias Renováveis (IRENA), lançado durante a COP 21 e fixado no Acordo de Paris em 2015, para atingir as metas de redução de emissão de Dióxido de Carbono (CO2) propostas até 2050, as fontes de energia renováveis precisarão representar 85% da matriz energética mundial. Dentro do mesmo relatório, o IRENA afirma que a energia solar precisa representar 15% da matriz energética em todo mundo.
Ao instalar um sistema de energia solar, seja ele fotovoltaico ou térmico, o consumidor e a indústria estarão contribuindo, e muito, para um mundo mais limpo e sustentável.
Comments