CONPara falar de crédito de carbono temos que falar também de protocolo de QUIOTO.
Quioto é uma cidade que fica no Japão e que também já foi a capital do país. Esse protocolo foi criado com compromissos rígidos para a redução de gazes nocivos ao meio ambiente ou GEE (Gazes de efeito estufa). O protocolo foi criado em 1997, mas entrou em vigor somente em 2005.
Agora sim, podemos falar de créditos de carbono, que é nada menos a redução das emissões de gazes nocivos ao meio e que passaram a ter um valor econômico e por isso o nome. Funciona coma certificação para as empresas e ou até países compram a fim de mitigar a emissão.
COMO ISSO FUNCIONA?
Um crédito de carbono equivale a uma tonelada de carbono que é uma medida utilizada para contabilizar as emissões de gazes e seu processo é passar por uma certificação e consequentemente registrado em algum projeto de carbono.
Serve como uma espécie de certificado de comprovação para empresas e países que ajudaram ou efetuaram a redução de gazes nocivos ao meio ambiente.
No Brasil, a compra de certificados é realizada em leilão online promovido pela BM & FBOVESPA.
Nesse tipo de leilão podem participar:
– Corretoras vinculadas à BM & FBOVESPA;
– Mercado de Reduções Certificadas de Emissões (RCE) e investidores em países europeus;
– Instituição financiadora;
– Participantes do mercado global reconhecidos pela BM & FBOVESPA;
– Agência do governo e Fundos de Carbono.
Mas como funciona a compensação nessa etapa?
Um grande exemplo para demostrar como funciona essa compensação é a banda de rock americano “Pearl Jam”, que faz isso desde 2003. Ela compra créditos de carbono para compensar a emissão de CO2 gerados por suas turnês ao redor do mundo.
Créditos de carbono e energia renovável são pautas cada vez mais presentes nas grandes empresas do Brasil e hoje em dia existem alguns passos que até empresas de transporte podem ajudar na redução de emissão Gases de Efeito Estufa (GEE), veja abaixo:
– Fique atento à direção do veículo
Mantenha uma velocidade constante e evite freadas e arrancadas desnecessárias pois esse tipo de ação pode evitar até uma tonelada de CO2 anual, agora imagine isso com uma frota com mais de 200 veículos, o bem que pode ser feito ao meio ambiente é muito grande.
– Faça revisões periódicas no veículo
Já é de conhecimento de muitos que um veículo que não está bem regulado tende a consumir muito mais combustível e claro poluir muito mais. Manter revisões em dia pode garantir além de uma boa economia financeira como também ser boa para o meio ambiente com os motores mais otimizados.
– Calibre constantemente os pneus de sua frota
Um veículo pode gastar bem mais combustível se não estiver com os pneus bem regulados. Ao passo que, pneus mal regulados a chance de acidente é bem maior.
– Se possível, escolha um combustível mais ecológico
Um veículo movido a álcool ou biocombustíveis pode economizar cerca de 500 kg de dióxido de carbono por ano a cada 20.000 quilômetros km.
Agora que ficou sabendo bastante sobre o que significa crédito de carbono e quem pode fazer e aonde, que tal visitar nosso site e conhecer nossa solução de torre de iluminação com energia solar. Temos a melhor solução do mercado nesse tipo de nicho, entre em contato pelo chat ou e-mail para fazer uma cotação.
Comments