top of page
Banner-Home.jpg

A Torre de Iluminação Solar Mtower e a Agricultura 4.0

Atualizado: 10 de mar.

A torre de iluminação solar e a indústria 4.0

O agronegócio é uma das maiores fontes do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. De acordo com os dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em parceria com a CNA, o agronegócio representou, em 2020, 26,6% do PIB do Brasil. Além disso, o setor representa quase a metade das exportações realizadas pelo país. No ano de 2020, as exportações somaram 101 bilhões de dólares, tornando-se o segundo maior valor da série história, atrás somente do ano de 2018.

Assim, como na Industria 4.0, a preocupação com o meio ambiente é uma pauta cada vez mais frequente para o setor, uma vez que o planeta vem sofrendo cada vez mais com o aumento constante da temperatura global, influenciando diretamente nos ciclos das águas e nas plantações. Mas, ao mesmo tempo que as novas tecnologias vêm influenciando cada vez mais as produções pelo Brasil e a forma como o agronegócio é feito hoje, como elas podem ser utilizadas para manter a efetividade da produção e, paralelo a isso, minimizar a agressão ao meio ambiente?

É possível aliar a alta produtividade com um modelo de negócio sustentável e autônomo. Um exemplo disso é a aplicação das Torres de Iluminação Solar MTower na Agricultura 4.0. O equipamento alia diversos pontos como autonomia de trabalho, sustentabilidade e tecnologia de ponta. Em primeiro lugar, o equipamento é autônomo pois não depende de um constante acionamento para ligar e desligar, além de ter o acionamento dos holofotes de LED de forma automática. A tecnologia aplicada é pioneira, uma vez que ele conta com células fotovoltaicas de última geração que não dependem de manutenção constante para o bom funcionamento.

Mas, o principal ponto a se destacar da Torre de Iluminação solar MTower é a sustentabilidade. Primeiramente, por contar painéis solares fotovoltaicos, ela não depende do uso de combustível fóssil, como o diesel, para seu funcionamento. Como resultado, o equipamento é 100% eco-friendly, pois não emite gases do efeito estufa (GEEs), como o dióxido de carbono, além de evitar a poluição sonora e do solo, pois não conta com a utilização de fluidos para seu funcionamento.

O resultado do investimento é a economia financeira e a maximização da produção, pois suas baterias são carregadas durante o dia, permitindo um trabalho noturno sem nenhum tipo de problema.

A MTower desenvolveu este equipamento pensando no futuro das empresas e da sociedade em geral, pois uma mudança de postura no mundo empresarial resultará em uma mudança de postura da sociedade como um todo.

Comments


bottom of page