segurança do trabalho
A segurança do trabalho é regulada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através de 36 normas regulamentadoras, popularmente conhecidas como NRs. Em todo o universo das NRs, uma em especial se destaca para o setor de Mineração, a NR 22, norma específica para o setor.
Não é novidade para todos que as atividades envolvendo a Mineração possuem um risco alto à saúde e segurança de todos os envolvidos, estando entre os trabalhos mais perigos do Brasil e do mundo. Sendo assim, o objetivo da NR 22, de acordo com o MTE, é disciplinar os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho da atividade de mineração. Entre as previsões, está a determinação de que a empresa é responsável, do permissionário da lavra e do responsável pela mina zelar pelo estrito cumprimento.
A NR 22 pode ser aplicada em diversos campos e, devido a isso e a tamanha importância, a norma regulamentar foi revista em 2014 para aumentar os devidos cuidados. Com isso, tornou-se uma norma ainda mais exigente nos setores nos quais é aplicada.
Aplicação da NR 22
Segundo a própria norma, são considerados os seguintes segmentos para sua aplicação:
Mineração subterrâneas;
Mineração a céu aberto;
Garimpos;
Beneficiamentos minerais;
Pesquisa mineral.
Aspectos dos riscos envolvidos
A diversidade dos riscos envolvidos na atividade minerária é enorme e, devido a este fato, o Programa de Gerenciamento de Riscos das empresas contemplam os seguintes aspectos para aplicação da NR 22:
Riscos decorrentes do trabalho em altura, profundidade e em espaços confinados;
Uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), conforme a Norma Regulamentadora 6
Ergonomia e organização do trabalho;
Riscos recorrentes da utilização de máquinas, energia elétrica, equipamentos veículos e trabalhos manuais;
Riscos físicos, químicos e biológicos;
Outros resultantes de modificações e introduções de novas tecnologias.
Devido ao alto risco da atividade minerária para o homem, diversas tecnologias vêm surgindo e a demanda das empresas por maior automação vem aumentando. Um exemplo prático dessa demanda é a ampliação da Indústria 4.0. Dentro dos vários aspectos existentes na Industria 4.0, destaca-se a preocupação com a automação de plantas de mineração, onde as empresas vêm se preocupando mais em evitar a exposição de seus colaboradores a riscos desnecessários.
Algumas tecnologias chamam bastante a atenção quando falamos em segurança do trabalho e indústria 4.0 como, por exemplo, o BigData e o Analytics, a Internet Of Things (IoT), o uso de equipamentos sustentáveis e tecnologias de automação que, conforme dito anteriormente, visam minimizar a exposição desnecessária.
Um exemplo de equipamentos alinhados com a segurança do trabalho e a Industria 4.0 é a Torre de Iluminação Solar MTower, que alia sustentabilidade e automação. Tratando-se de segurança, ela oferece risco mínimo, uma vez que todo seu acionamento é automático, não há a necessidade de técnicos específicos para ligar e desligar o equipamento, além de não precisar de uma equipe constante em campo para fiscalização e reabastecimento, pois a Torre de Iluminação Solar MTower não utiliza combustíveis fósseis para seu funcionamento.
A necessidade de aliar a alta produtividade segurança e sustentabilidade vem transformando a realidade das empresas. O objetivo das NRs é simples: proteger todos os envolvidos nas operações em campo. Portanto, buscar a evolução industrial é estar em conformidade com todas as normas de segurança existentes.
Quer saber mais sobre as aplicações da Torre de Iluminação Solar?
Entre em contato conosco.
Comments