O setor de construção civil está em plena expansão. No terceiro trimestre de 2021, quase 86 mil imóveis foram financiados em todo país, deixando o setor otimista para 2022. Mas quais são as tendências para este ano?
Por André Moreira
Os efeitos da COVID-19 afetaram todos os setores da economia mundial nos últimos dois anos. Como não poderia ser diferente, a construção civil também foi afetada de diversas formas, desde a impossibilidade de aglomerações, até a redução do quadro de funcionários e o fechamento de empresas.
Porém, as previsões para 2022 mostram boas perspectivas e uma tendencia de mudanças em diversas áreas dentro do setor de construção civil. Para comprovar essa tendencia positiva, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) realizou uma pesquisa comprovando que no terceiro semestre de 2021, quase 86 mil imóveis foram financiados em todo país, representando um aumento de 20% em relação a 2020.
Aliado ao crescimento previsto para o setor está a crescente demanda por inovação. A atual pandemia vem mostrando que a evolução tecnológica, além da aplicação de conceitos da Industria 4.0, podem ser a grande chave para aumentar a produtividade das empresas, reduzir custos e preservar o ser humano e o meio ambiente.
Confira as principais tendencias de Construção Civil para 2022
ESG: a tendência do momento
Environmental, Social and Governance, ou apenas ESG, é um conceito que caiu de vez na boca das empresas de todo o mundo. A sigla refere-se às melhores práticas sociais, ambientais e de governança de uma empresa, mas também pode ser um critério de investimento financeiro em determinada empresa.
Uma pesquisa realizada pela consultoria BCG apontou que as empresas que adotam as melhores práticas sociais, ambientais e de governança são positivamente impactadas em diversos aspectos, como lucratividade e valor de mercado.
Robotização de processos
A automatização de processos e linhas de produção é uma realidade há vários anos, e a tendência é a mão-de-obra humana continuar sendo substituída por robôs e softwares. Uma maneira de usar a tecnologia na construção civil é durante às demolições, atividade que demanda muito esforço e precisão dos colaboradores, além de expor o colaborador a uma atividade de alto risco.
Uso de energia renovável
O mundo vem passando por uma grande aceleração do processo de aquecimento global. O Acordo de Paris, assinado em 2015, firmou os limites de aumento da temperatura global, até 2030, sem que haja grandes consequências para a humanidade. Mas, seis anos após a assinatura do acordo, as metas já caíram por terra e o cenário começa a desenhar-se caótico.
A utilização de fontes de energias renováveis nunca foi tão necessária. Graças a evolução tecnológica constante, diversas fontes podem ser utilizadas para abastecer um canteiro de obras e gerar luz e energia.
Alguns exemplos, como a Torre de Iluminação Solar, foram projetados para o uso em ambiente industrial e de construção civil. No caso deste equipamento em específico, a energia utilizada para acender os holofotes LED é proveniente do banco de baterias abastecido pelos módulos fotovoltaicos. Isso significa que não há a necessidade da utilização de combustíveis fósseis para operação, garantindo que não tenha emissão de Gases do Efeito Estufa (GEEs). O equipamento tem autonomia de três jornadas noturnas de doze horas, garantido máxima iluminação com maior economia.
Construção Modular
A construção modular consiste na produção de módulos individuais em fábricas especializadas. O processo é realizado em etapas, otimizando o trabalho. Para que a construção modular seja aplicada, ela precisa ser planejada desde a concepção do projeto para que sejam usadas medidas exatas com o objetivo de ganhar produtividade. As peças são produzidas em locais específicos, chamada construção offsite, otimizando assim o canteiro de obras.
Gerenciamento de Tempo
A gestão do tempo ainda é um desafio para muitas empresas que precisam implantar. Uma boa gestão de tempo pode gerar insights a respeito do tempo necessário para se concluir determinadas atividades e quais são os impactos de cada tarefa no processo todo.
O objetivo do gerenciamento de tempo é planejar melhor o serviço e criar cronogramas de obra mais realistas, onde o tempo estipulado atende a real capacidade da equipe. Isso otimizará o tempo de trabalho, evitando atrasos e, talvez, até a antecipação do tempo de entrega do serviço.
A MTower está aliada com as principais tendencias de crescimento empresarial do mundo.
Quer saber mais sobre nós? Clique aqui.
Comments