Além de proporcionar autonomia energética e redução de custos, a energia solar contribui para a sustentabilidade ambiental, melhorando a eficiência energética e valorizando a marca das empresas.
Por André Moreira
A energia solar fotovoltaica vem atraindo olhares de todos os setores da economia brasileira, se tornando cada vez mais comum e popular entre as grandes empresas. Prova disso é que, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar já representa 15% da matriz energética brasileira.
Como a mudança da matriz energética brasileira já vem acontecendo há algum tempo, o agronegócio não poderia ser diferente. Com o titulo de setor mais importânte da economia brasileira, o uso da energia solar fotovoltaica tem sido cada vez mais tendência devido aos benefícios que ela traz. Isso impacta diretamente não só as empresas que adotam a energia solar on-grid ou off-grid como matriz energética, mas também o consumidor final.
Além do incentivo ambiental e empresarial para as empresas, o Ministério da Agricultura e Pecurária (MAPA) anunciou no Plano Safra 23-24 importântes linhas de crédito no agronegócio. O objetivo dessa ação é a ampliação de recursos e opções de financiamentos para os produtores rurais investirem de forma mais efetiva em energia solar. “Com a atualização, há linhas de crédito para geração própria de energia solardisponíveis para produtores rurais de todos os portes e em todas as regiões do Brasil”, diz o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk.
Os 5 Benefícios da Energia Solar No Agro
Aqui estão cinco vantagens do uso da energia solar no agronegócio que podem trazer inúmeros benefícios para as empresas e a sociedade em geral:
Autonomia energética
A adoção da energia solar como matriz energética permite que os produtores rurais tenham uma fonte de energia independente. Isso acarreta na diminuição da dependência da rede elétrica fornecida pelas concessionárias de energia evitando, assim, interrupções no fornecimento de energia.
Isso é de extrema importância para locais remotos e de difícil acesso. O uso de sistemas off-grid nessas localidades garante o fornecimento de energia mesmo em dias que a concessionária local não conseguir garantir o fornecimento de energia.
Além disso, em locais de colheita que não possuem iluminação suficiente, o uso de Torres de Iluminação Solar MTower é altamente recomendado. Como consequencia, a qualidade e eficiência da operação não é afetada durante periodos noturnos, além de garantir a segurança de todos os envolvido.
Redução de custos
Manter uma fazenda pode ser exetremamente oneroso ao bolso do empresário, principalmente ao tratar dos custos com eletricidade e iluminação. Ao utilizar a energia solar fotovoltaica, os agricultores podem reduzir significativamente os custos com eletricidade, já que a energia solar é uma fonte renovável. Isso pode resultar em economias consideráveis a longo prazo.
Sustentabilidade ambiental
Ao falarmos de iluminação sustentável e energia fotovoltaica, é inegável que a Torre de Iluminação Solar MTower venha a mente, principalmente se o assunto for sustentabilidade. Se fizermos uma comparaçã
o simples com as “irmãs” à diesel, a primeira coisa que é perceptivel é a não emissão de gases poluentes. Consequentemente, a operação como um todo se torna menos agressiva ao meio ambiente. Ao adotar a energia solar, o agronegócio contribui para a redução da pegada de carbono e para a preservação do meio ambiente.
Melhora na eficiência energética
Sistemas solares são usados para alimentar diversos equipamentos no agro, como sistemas de irrigação, bombas de captação de água, Torres de Iluminação Solar e diversos outros dispositivos. Ao adotar a matriz energética renovável como primária da operação, a eficiência energética da operação aumenta significativamente, como reduzindo o desperdicio de energia.
Valorização da marca
Não só a sociedade, mas os investidores passaram a buscar informações relevantes sobre como cada empresa faz a sua parte com medidas ESG. Atualmente, medidas socio-sustentáveis são critérios primordiais para diversas empresas escolherem fornecedores ou até mesmo receber investimentos milionários. O uso da energia solar no agronegócio demonstra um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Ao adotar e implantar o ESG dentro da empresa, isso melhora a imagem da instituição, atraindo consumidores conscientes e parceiros comerciais que valorizam práticas sustentáveis.
Conclusão
Em conclusão, a adoção da energia solar no agronegócio traz inúmeras vantagens para as empresas e para a sociedade como um todo. Além de proporcionar autonomia energética e redução de custos, a energia solar contribui para a sustentabilidade ambiental, melhorando a eficiência energética e valorizando a marca das empresas. Com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, que oferece linhas de crédito para investimentos em energia solar, o setor agrícola tem a oportunidade de se beneficiar dessas vantagens e se tornar mais sustentável e competitivo. A energia solar no agronegócio é uma tendência que veio para ficar, trazendo benefícios tanto para as empresas quanto para o meio ambiente.
Comments