Com as constantes mudanças do mercado e do comportamento das indústrias nacionais e internacionais, o mercado de locação de máquinas tem previsão de faturamento de 25 bilhões em 2022.
Por André Moreira
O mercado de locação de máquinas para a indústria movimentou cerca de 21 bilhões de reais em todo o Brasil durante o ano de 2021. E 2022 não será diferente. Para o ano de 2022, a previsão de faturamento do setor é de 25 bilhões de reais, devido a alguns fatores como a regressão da pandemia e a realocação de insumos para sua origem. Além disso, há a busca por equipamentos com tecnologia que possibilitem o crescimento sustentável da empresa..
Atualmente, em todo mundo, há uma tendência em alugar o que for possível alugar. Isso deve-se ao fato de as empresas estarem buscando alternativas para diminuir seus custos operacionais e aumentar o lucro. As empresas tendem a ter um mobilizado cada vez menor. Por exemplo, na construção civil, as empresas buscam a terceirização das máquinas para operações primárias e secundárias.
Já nas mineradoras, a demanda por locação de equipamentos se dá devido a grande pressão para adaptação das empresas à nova realidade ambiental do planeta. Em grandes mineradoras multinacionais, a presença de equipamentos poluentes já não é mais permitida.
O que se espera do Mercado de Locação em 2022?
Diversas pautas rondam o mercado rental no Brasil. Nesse artigo, listamos algumas delas.
1 – Menor impacto da Pandemia
Com a vacinação contra a Covid-19 caminhando no Brasil, a tendência é que os lockdowns e as restrições de funcionamento de comércios e empresas sejam cada vez menos frequentes, chegando até a tão sonhada normalidade.
Durante os anos de 2020 e 2021 essa nova realidade impactou diretamente na indústria brasileira.
Com o fim da pandemia próximo, espera-se que as pessoas voltem à vida normal pré-Covid, e que esse movimento aqueça todos os setores da indústria brasileira, favorecendo, assim, o mercado de locação de equipamentos e máquinas pesadas.
2 – Demanda por equipamentos sustentáveis
Como foi dito anteriormente, grande parte das empresas já estão se adaptando à nova realidade ambiental do planeta. Para ilustrar, em uma das maiores mineradoras do mundo, a descarbonização e automação completa das minas deve acontecer até 2030.
Uma coisa é certa: quem não se adaptar a esse novo cenário, não terá espaço no mercado mundial.
Por isso a MTower desenvolveu a Torre de Iluminação Solar, um equipamento que é movido por painéis fotovoltaicos que captam a radiação solar, convertendo-a e armazenando em um banco de baterias. Essa tecnologia dispensa o uso de combustíveis fósseis para seu funcionamento, não gerando Gases do Efeito Estufa (GEEs). Além disso, ela possui autonomia de trabalho de três jornadas noturnas de 12 horas e não precisa de profissionais dedicados para operação do equipamento, aumentando, assim, a segurança do trabalho em campo.
3 – Aumento da demanda por locação
Como dito no início deste artigo, diversas empresas em todo mundo estão mais dispostas a locar equipamentos ao invés de comprá-los. Esse cenário acontece devido a percepção econômica das empresas que chegaram a conclusão que há mais benefícios do que malefícios em terceirizar o equipamento.
Ao locar um equipamento, a empresa contratante tem pouca ou nenhuma responsabilidade com a manutenção do equipamento, em treinar equipes e diversos outros pontos.
Para o locador, o investimento em novas tecnologias é atrativo para que ele se posicione cada vez melhor no mercado e, consequentemente, aproveite a crescente demanda do mercado.
4 – Normalização no fornecimento de insumos para produção
Com a pandemia da Covid-19, grande parte dos insumos destinados à indústria foi desviado para outras áreas que demandam urgência na produção. Como consequência, o preço final de diversos bens de consumo chegou a um patamar nunca observado.
Com o fim da pandemia próximo, a tendência é que os insumos voltem a ser destinados às suas áreas de origem e, como consequência, haja uma queda nos preços.
Esse cenário favorece os fabricantes de equipamentos que, com a normalização da produção e a disponibilidade de insumos, poderão atender de imediato as demandas das locadoras de máquinas pesadas.
Conclusão
O mercado rental depende de diversos setores para seu crescimento em 2022. Ainda que tenhamos um crescimento de áreas que ainda não são amplamente exploradas pelo mercado de locação, ele ainda depende do crescimento da indústria tradicional. Se essa indústria cresce, as locadoras de equipamentos também crescem.
Clique aqui e conheça mais sobre a Torre de Iluminação Solar MTower!
Comentários