• Horário de funcionamento: seg - qui: 7h30 - 17h30 | sex - 7h30 - 16h30
  • 31 3995-0268 WhatsApp
  • comercial@mtower.ind.br Envie um e-mail
  • Belo Horizonte, MG – Brasil Endereço
 O Dia das Crianças e a Sustentabilidade: O papel das crianças na preservação do meio ambiente

O Dia das Crianças e a Sustentabilidade: O papel das crianças na preservação do meio ambiente

Por André Moreira

Descubra neste blogpost um pouco da história por trás da escolha da data de celebração do Dia das Crianças no Brasil e no mundo, o que a data tem a ver com o meio ambiente, e qual o papel dos pais na educação ambiental dos seus filhos.

Dia das Crianças MTower. Criança segurando uma muda de planta para simbolizar a preocupação com a sustentabilidade.

O dia 12 de outubro marca a comemoração do Dia das Crianças no Brasil. Mas, você sabia que existe outra data especial para essa comemoração? Se existe outra data, porque o Brasil comemora no dia 12 de outubro? E o que isso tem a ver com sustentabilidade e consumo sustentável?

Mesmo sendo uma data 99% voltada para o consumo, ela foi originalmente criada com o intuito de educar a sociedade a respeito dos direitos da criança. Porém, houve uma mercantilização da data por volta dos anos 60. Mas, mesmo que ainda seja dessa forma, podemos trazer um pouco de educação para um dia tão alegre.

História

O Dia das Crianças no Mundo

Bom, o Dia das Crianças é uma data comemorada em mais de 100 países. Originalmente, o Fundo das Nações para Infância (Unicef) instituiu o dia 20 de novembro como a data para a celebração. Isso deve-se ao fato de que foi nesta mesma data que o Unicef oficializou a Declaração dos Direitos das Crianças, onde oficializou-se um conjunto de direitos que todas as crianças do mundo possuem, tais como alimentação, moradia e educação.

Brasil, o “diferentão”

Nosso glorioso país tupiniquim recebeu, em 1923, o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, que teve como objetivo debater a educação, saúde e desenvolvimento das crianças. No final de 1924, o então presidente Arthur Bernardes aprovou o Projeto de Lei do Deputado Federal Galdino do Vale Filho, que estabelecia o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças, sendo celebrado pela primeira vez em 1925.

No ano de 1940, o Presidente da República Getúlio Vargas alterou a data para 25 de março. Mas, em 1960, o uma promoção feita por uma loja de brinquedos, junto a uma marca de cosméticos levou a celebração de volta ao dia 12 de outubro.

Hoje, o Dia das Crianças é uma data muito mais ligada ao consumo do que aos direitos e vida dos pequenos cidadãos.

Consumismo e Consumo Sustentável

Ao lidar com o tema Dia das Crianças, lembramos apenas em comprar brinquedos, jogos e, em 99% das vezes, itens que os pequeninos irão usar pouquíssimas vezes, enjoar e jogar fora. Isso significa que devemos ignorar o pedido de uma criança? Definitivamente, não. Pelo contrário, ver uma criança sorrindo e feliz melhora o dia de qualquer pessoa.

Porém, existe uma diferença muito grande entre o consumismo e o consumo sustentável e responsável.

Consumismo

De acordo com o Dicionário Michaelis, consumismo é definido como:

1 Ato ou efeito de consumir; ocorrência ou prática de comprar em demasia, sem necessidade.

2 Procedimento caracterizado pela aquisição ou consumo ilimitado, e muitas vezes desnecessário, de serviços e bens duráveis.

3 ECON Doutrina que defende as vantagens econômicas do consumo ilimitado, crescente e contínuo de bens duráveis e, sobretudo, de artigos supérfluos.

Na prática, consumismo é a necessidade de ter tudo aquilo que se precisa e não precisa, por fatores, muitas vezes, mesquinhos.

Consumo Sustentável

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, consumo sustentável é aquele que envolve a escolha de produtos que utilizem menos recursos naturais na sua produção, que garantiram o emprego de materiais reciclados ou reutilizados.

Sendo assim, o consumo sustentável acontece quando nossas escolhas de consumo ou compra são feitas de forma consciente, tendo em vista os impactos sociais e ambientais que aquela ação teria.

Consumismo e Consumo Sustentável são conceitos opostos, nos quais um preza pelo consumo desenfreado e irresponsável, enquanto o outro prega a consciência ambiental e social ao consumir determinados produtos.

Até aqui, falamos sobre um pouco da história do Dia das Crianças no Brasil e no mundo e a diferença entre o Consumo Sustentável e o Consumismo. Mas o que, de fato, isso tem a ver com as crianças e com essa data em especial?

Crianças e Sustentabilidade: o futuro do mundo

Bom, todos nós sabemos a capacidade de adaptação, observação e aprendizado de uma criança. Sendo assim, por que não utilizar dessa capacidade para ensinarmos bons exemplos e a cuidar de nosso planeta?

O Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para pais e mães promoverem atividades de educação ambiental com seus filhos, instigando o reuso de brinquedos e roupas e, consequentemente, trazendo para o dia a dia as práticas aprendidas nesta data.

Apenas falar não adianta se o exemplo não estiver dentro de casa. Como sabemos, crianças são muito observadoras e, grande parte dos comportamentos são aprendidos observando seus pais e mães. Portanto, seja o exemplo a ser seguido.

Aqui vão 5 dicas para introduzir o assunto com seus pequenos

  • Livros que falam sobre o meio ambiente: toda criança ama ouvir uma boa história antes de dormir. Então, aproveite esse momento para a leitura de livros que falem sobre o tema com seus filhos. Preservação de florestas, rios e mares, além da reutilização dos recursos disponíveis na natureza.
  • Tenha uma horta ou plantas em casa: uma boa maneira é, conforme falamos anteriormente, aprender na prática. Ter uma horta em casa ou algumas plantas pode estimular o cuidado e a consciência ambiental de uma criança, uma vez que ela poderá ter pequenas responsabilidades como, por exemplo, por um pouquinho de água na plantinha que está na mesa de jantar.
  • Economizar recursos: um dos maiores vilões dentro das residências do mundo todo é o desperdício de recursos naturais. Então, mostre para seus filhos na prática que não devemos deixar a luz acesa ou eletrodomésticos ligados sem necessidade. Ensine-o a importância de fechar a torneira após lavar as mãos ou escovar os dentes.
  • Introduza os três R’s da sustentabilidade: Reciclar, reutilizar e reduzir. Escutamos o conceito dos três R’s da sustentabilidade desde nossa infância. E, com nossos filhos, não é diferente. Portanto, mostre a ele a importância de separar o lixo para reciclagem, dê preferências para o consumo sustentável com produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, e conscientize seus filhos para reduzir o consumo.
  • Torne o aprendizado divertido: neste Dia das Crianças, papais e mamães vão tirar o dia para brincar com seus filhos. Jogar bola, andar de bicicleta e, por que não, um game ecológico? Pode ser imerso no ambiente digital ou a céu aberto, mas atividades lúdicas sobre o tema podem ser feitas de forma que torne o aprendizado prazeroso para as crianças.

Conclusão

O tema sustentabilidade precisa estar presente na vida de todos. Crianças e adultos têm a responsabilidade de preservar o meio ambiente e os recursos naturais disponíveis em nosso Planeta. Mas, cabe a nós, adultos, a missão de educar as novas gerações. Usando um dos maiores clichês da história sobre este assunto, se todos fizerem sua parte, teremos um mundo melhor. Ou teremos um mundo habitável para viver.

Perdeu nosso último blogpost? Confira 5 Maiores Ladrões de dinheiro da sua empresa!